
DEFINIÇÃO DE LOUVOR E ADORAÇÃO
LOUVOR: O Antigo Testamento usou três palavras básicas para conclamar os israelitas a louvarem a Deus: a palavra barak (também traduzida por bendito); A palavra halal (da qual deriva a palavra “aleluia”, que literalmente significa “louvai ao Senhor”); e a palavra yadah (às vezes traduzida por “dar graças”).
Quando bendizemos ao Senhor e lhe damos graças através do nosso falar, pensar, vestir, trabalhar, estudar, orar, tocar e cantar, nós estamos louvando a Ele. Mas a forma mais conhecida de louvar a Deus é através dos cânticos.
De fato o louvor é um mandamento: O Salmo 150.6 diz: “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor”.
Todos podem louvar ao Senhor, inclusive aqueles que louvam junto com os crentes, sem ainda serem crentes. Eles Louvam porque tem fôlego, porque respiram, mas não podem adorar, pelo menos a adoração que Jesus quer.
O louvor é o sacrifício que Deus quer do seu povo hoje: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. (Hb 13.15)
ADORAÇÃO: A adoração é o ato de adorar quando prestamos um culto unicamente a Ele.
Em João 4.24 Jesus nos ensinou que “Deus é Espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
Pelo fato de Deus ser Espírito, isto é, a essência ou natureza de Deus ser Espírito, a adoração que Deus quer deve ser em comunhão com seu Espírito, e portanto, ela é espiritual e não espacial, ou seja, ela não é limitada a espaço físico pois o Espírito de Deus não é limitado a espaço físico.
A adoração que Deus quer deve penetrar na esfera espiritual que a Bíblia chama de regiões celestiais, ali estão as bênçãos espirituais com as quais Deus já nos abençoou (Ef 1.3). É lógico que não adoramos a Deus por causa das bênçãos, e sim, pelo que ele é, Deus, mas como Ele já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, durante a nossa adoração através do nosso louvor tomamos posse de muitas bênçãos que podem se materializar durante o louvor.
Mas para que isso aconteça, a adoração deve ser em espírito, mas também deve ser em verdade. A adoração deve ser verdadeira, isto é, sem mentiras e falsidade, pois o Espírito de Deus é o Espírito da verdade (Jo 14.26), e para que Ele aceite o sacrifício do nosso louvor e se manifeste em nossa adoração, Ele tem que encontrar a verdade em nossa vida.
Agora vem a pergunta: Você pode imaginar Deus procurando alguma coisa ? Sim !!! Jesus disse que “...os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (Jo 4.23)
Normalmente estamos à procura de Deus, mas tenho notícias para você !!! Se você é um verdadeiro adorador, Deus está a sua procura.
